terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Promessas de Ano Novo para 2012!! Emagrecer, emagrecer, emagrecer...



10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1....... Feliz ano novo!!!
Abraços, queima de fogos, pular ondinhas, comer romã e guardar as sementes na carteira, pensamentos positivos, pedidos, oferendas a Iemanjá e as famosas PROMESSAS DE INÍCIO DE ANO!!! Neste período que passou é comum ver as seguintes promessas:

Este ano eu vou:

*Guardar dinheiro,
* Praticar uma atividade física,
* Parar de fumar,
* Parar de beber,
* Cuidar mais da minha saúde,

* Trabalhar menos
 E UMA DAS MAIS PROMETIDAS E TEMA DESTE POST:

Para emagrecer não existe segredo, a maneira é simples: GASTAR MAIS CALORIA DO QUE SE CONSOME.
Mas, então, por que esta é uma promessa tão difícil de cumprir?

Para nos ajudar com esta pergunta, convidamos o Preparador Físico ( e ex Personal Trainer) Renato Hiroshi Tenguan.

A resposta de certa maneira é muito simples: porque NÃO consultamos os profissionais qualificados para isso. A facilidade de acesso, tanto na internet como em revistas, as inúmeras e diferentes dietas e aos inúmeros treinos, nos proporcionam o falso sentimento de poder escolher o que é o melhor para cada um. Mas nem sempre sabemos o que é o melhor para nós.

Um nutricionista SEMPRE deve ser consultado no caso de uma dieta, pois este profissional saberá adequar a alimentação de acordo com seus gostos e cotidiano. Imagina, poder emagrecer sem ter que abdicar daquele chocolatinho???

E a quanto a atividade física? A simples caminhada ou a "corridinha" no parque seriam suficientes? Ou ir para academia e fazer musculação? Ou como lemos tanto, fazer um treino aeróbio de moderada intesidade, mas com uma longa duração?

Como ex-personal trainer e atualmente como preparador físico, posso lhes dizer que, quanto mais intenso for o treino, mais calorias serão gastas. E os benefícios do pós treino serão maiores para a "queima" de gordura do que um treino de moderada intensidade e longa duração.

A queima de calorias está diretamente relacionada a sua FC (freqüência cardíaca) e por isso, quanto mais intenso o treino, mais calorias serão consumidas.

Mas, será que então devemos treinar sempre forte e cada vez mais forte?

NÃO!!!!

Realizar os treinos dessa maneira poderia trazer outras conseqüências graves como lesões ou abandono precoce. A sensação de incapacidade de realizar uma atividade física de forma continua, tanto pela falta de condicionamento físico ou por uma lesão, nos levam a desmotivação e conseqüentemente ao abandono da atividade.

Assim como comer, a atividade física precisa ser adequada ao seus gostos, aquilo que te dá prazer. Isso fará com que sua motivação, disciplina e assiduidade sejam maiores. Obviamente se você é uma pessoa que detesta correr e procurar um grupo de corrida, apenas porque te disseram que correr faz emagrecer, sua disciplina para executar os treinos e a freqüência estarão seriamente comprometidos.
Então, sempre que for praticar uma atividade física, procure um profissional especializado, pois, assim como o nutricionista conhece as minúcias e os porquês de cada cardápio, o profissional de educação física sabe como controlar a intensidade do treinamento, equilibrando e administrando a intensidade do treino x riscos de lesões.

 

EMAGRECER!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário